Proposta Pedagógica

Se você fizer uma visita à Escola VILA você verá muitos alunos fora de sala, com seus professores em atividades na horta, na farmácia viva, no jardim, no pomar, nos animais, na carpintaria, nas aulas de artes, de música, de corpo etc. Irá presenciar alunos e professores em grupos, discutindo e implementando seus projetos. Verá como nossos alunos valorizam a alimentação saudável, os produtos orgânicos e atividades físicas para manter não só o corpo, mas também a mente saudável. Verá painéis, murais, cartazes, tudo elaborado pelos nossos alunos como atividades de cada projeto. Verá a Galeria de Artes da Escola. Será solicitado, pelos próprios alunos, a fazer parte de uma Campanha de Solidariedade, ou de Arrecadação de Resíduos Sólidos para Reciclagem. Verá debates e mobilizações para os constantes Seminários que eles fazem, abertos à comunidade. Participará de uma passeata ou de um abaixo-assinado. É uma realidade bem diferente.

Conheça um pouco mais sobre nossa Proposta Pedagógica clicando nos itens abaixo, com certeza será uma vivência bastante interessante.

Teatro

Nas aulas de Teatro, a dinâmica de grupo visando a expressão corporal, a projeção da voz, dentre outros aspectos cênicos são vistos na aula. As produções de peças teatrais e jogos de dramatização são voltadas para os temas centrais dos projetos do material didático.

Todas as fases de produção de uma peça envolvem os estudantes, desde a atuação, à cenografia, sonoplastia e figurino.

%% Título da imagem %%

Corpo

Nas aulas de Corpo, os alunos mantêm contato com diferentes técnicas de massagem e meditação, faem yoga, tai-chi e biodança. Utilizam o corpo como instrumento de expressão e de exploração do mundo. Aprendem a importância de manter o corpo flexível.

Com a meditação, desenvolvem o poder de concentração e exercitam o ato de escutar a si e ao mundo externo. Quando estamos atentos e sensíveis ao nosso corpo e sentimentos, nos prevenimos de males que podem afetar nossa saúde corpórea e/ou psíquica.

%% Título da imagem %%

Artes Plásticas

Nas aulas de Artes Plásticas, os estudantes aprendem o conhecimento das técnicas como modelagem e cerâmica, xilogravura, desenho de observação, colagem, pintura de telas, arte com materiais recicláveis, impressão, etc.

A VILA promove também as Galerias de Artes com a produção de seus alunos que são bastante ricas e atraem não só a comunidade escolar como o público em geral.

 

%% Título da imagem %%

Artesanato

Nas aulas de Artesanato, o tricô, croché, pintura em tecido, modelagem, pirogravura, corte e costura, tingimento em tecido, são as técnicas passadas para os estudantes. Nessas aulas há uma produção intensa de artesanato.

Abajur, porta-insenso, bolsas, carteira, cintos e chinelos em couro, e outras variedades de objetos de decoração como jarros, enfeites, filtro-dos-sonhos, porta-tudo, chaveiros, dentre outros.

%% Título da imagem %%

Música

Nas aulas de música, as crianças desde um ano de idade, possuem iniciação musical, trabalhando o ritmo, a entonação, percepção e localização do som. Ao atingirem a idade de seis anos, eles passam a tocar flauta doce.

No decurso do Ensino Fundamental I e II, eles aprofundam seus conhecimentos na música, ainda tocando flauta doce e participando de corais. Aprendem, também, a leitura da partitura e participar de oficinas de violão, percussão, composição de música e a formar bandas de música.

%% Título da imagem %%

Pomar

No Laboratório de Pomar, o estudo dos nomes científicos das árvores e características peculiares, como tipo de folha, de flor e de fruto são vistos pelos estudantes, além da produção de mudas de espécie frutífera para doação.

%% Título da imagem %%

Horta

A Horta também é mantida pelos próprios alunos. Cada plantio do canteiro é monitorado, desde os estudos preparativos (pesquisas sobre hortaliça em questão, seus períodos de plantio e colheita, aspectos nutricionais, tipo de solo adequado) até à utilização dessas hortaliças no preparo de saladas ou outros pratos.

%% Título da imagem %%

Jardim

A Educação Infantil ao Ensino Fundamental mantêm o Jardim da Escola, estudam os modos de propagação das plantas ornamentais, percebem a interação de animais como insetos, aves, anelídeos e aracnídeos com as plantas.

A pesquisa sobre os nomes científicos das plantas, suas principais características, época de floração, tipo de solo adequado são feitas durante as aulas de laboratório. Os estudantes, assim, aprendem a valorizar o embelezamento do ambiente e reconhecer suas importâncias.

%% Título da imagem %%

Tecnologia Alternativa

A pesquisa e a aplicação de modos que venham à economizar os recursos naturais são os principais objetivos desse laboratório. Trabalhando a reciclagem de lixo, reutilizando o papel para a produção de papel reciclado, compostagem, sistemas de irrigação com garrafas plásticas.

Elaboração e execução de projetos de captação de energia solar, como sistemas de aquecimento de água e forno solar. Tudo isso também, abrangendo os conteúdos curriculares da Educação Infantil e Fundamental.

%% Título da imagem %%

Saúde e Alimentação

Desde a Educação Infantil, os professores trabalham atividades para a conscientização da importância de nos alimentarmos bem para mantermos uma boa saúde.

Na cozinha, os alunos do maternal ao Ensino Fundamental pesquisam receitas, estudam o valor nutritivo dos diferentes tipos de alimentos.

%% Título da imagem %%

Farmácia Viva

No Laboratório de Farmácia Viva trabalha-se diretamente com uma série de ervas medicinais plantadas e mantidas pelos estudantes. Estuda-se, do Infantil ao Fundamental, seus princípios ativos, suas indicações, seu modo de utilizar, o preparo de unguentos, xaropes, chás e cosméticos.

Plantam-se e conhem-se ervas medicinais. Os alunos aprendem a preparar remédios caseiros e a valorizar a Medicina Popular. Passam a utilizar chás, pomadas e cremes produzidos por eles mesmos.

%% Título da imagem %%

Fauna

O Laboratório de Fauna é desenvolvido no zoológico da VILA com animais como: galinhas, patos, gansos, carneiros, coelhos, jabutis, dentre outros animais.

Nesse laboratório, os alunos da Educação Infantil trabalham atividade de reconhecimento dos animais, diferenciação, classificação primária desses vertebrados, levando em consideração características como número de patas, cobertura corpórea, tipo de reprodução.

Ao brincarem com os animais, essas crianças estão construindo noções fundamentais de consciência ecológica bem como passam a conhecer, a respeitar e a valorizsar esse contato.

%% Título da imagem %%

Manutenção

Os objetivos desse Laboratório são proporcionar vivências aos estudantes do Ensino Infantil ao Fundamental as técnicas de manutenção doméstica (como limpeza e higiene), manutenção de pequeas instalações hidráulicas e elétricas, pintura em parede, bem como noções de carpintaria.

%% Título da imagem %%

O Sistema de Avaliação

A avaliação, na Escola VILA, é realizada sistematicamente de diferentes maneiras. Os chamados "exames" ou "provas" não são, em definitivo, o único instrumento avaliativo. Há uma Ficha Avaliativa, onde estão discriminados todos os conteúdos trabalhados em determinado período. A participação do aluno nas atividades e no grupo em que ele faz parte é essencial para compor uma avaliação mais detalhada.

%% Título da imagem %%
.