Material Didático

A Coleção Cuidando do Planeta Terra (www.cuidandodoplanetaterra.com.br) é um material didático elaborado a partir de duas idéias principais e inovadoras em educação:

Transdisiplinaridade (UNESCO)

Aprendizagem Significatica por meio do Trabalho com Projetos na sala de Aula. (PCNS e Matriz de Competências - INEP)

Nesse material, os coteúdos são trabalhados de forma contextualizada e transdisciplinar, através do trabalho com projetos, buscando a formação de seres humanos íntegros, para a construção de uma sociedade menos fragmentada e mecanicista.

Sobre

A Escola sempre sentiu dificuldade em trabalhar os conteúdos curriculares aliados aos projetos, pois os livros didáticos existentes no mercado são disciplinares, cada um com seus conteúdos abordando temas descontextualizados que não permitem, facilmente, a interligação das disciplinas e a vinculação contextualizada desses conteúdos com os projetos trabalhados. A partir da proposta de trabalhar os conteúdos das diferentes disciplinas no decorrer da execução de PROJETOS, criamos o sistema de aulas organizados em seis volumes por série, contemplando seis temas-motrizes para o trabalho com projetos na sala de aula: O Ser no Social, O Ser na Descoberta de seus Valores e suas Raízes, O Ser Natureza, O Ser na Tradição, Vigilantes do Planeta e Construindo um Mundo Melhor. A interação dos alunos é de extrema relevância e bastante incentivada nas atividades propostas na Coleção. Geralmente as atividades são propostas ao grupo, e não ao aluno individualmente. As atividades coletivas são, portanto, parte do processo de aprendizagem. Todo esse processo é mediado pelo professor que tem como objetivo observar as discussões dos grupos a fim de verificar o grau de desenvolvimento dos conteúdos de cada estudante. A Coleção Cuidando do Planeta Terra visa, dentre outros objetivos, envolver a escola, família e comunidade no andamento dos projetos e principalmente no apoio didático uniforme, a fim de que professores e pais possam ter coerência didática ao lidarem com o aluno.
Voltar para o topo

Formato de Aula

Cada aula contém, partindo sempre do tema relativo ao projeto, atividades de matemática, linguagem, ciências e estudos sociais. Os conteúdos são trabalhados, portanto, de forma contextualizada e transdisciplinar, podendo muitas vezes uma disciplina permear outra a fim de complementar uma atividade. Toda aula é iniciada com a verificação em grupos das atividades feitas em casa, pois é verificada a diferenciação de resultados encontrados a partir de uma mesma situação, enriquecendo a exploração da atividade.
Voltar para o topo

Mesma fundamentação do ENEM

Mesma fundamentação do ENEM

Revisado conforme:

Revisado conforme:
.