A Escola

• gente4
  • gente5

A Fundação

A Escola VILA nasceu de um trabalho iniciado por algumas mães, no quintal de uma delas, a idealizadora, Fátima Limaverde. Fundada em 1981 apenas com Educação Infantil e, em 1990, estendeu-se ao Ensino Fundamental. Na VILA, a preocupação com a valorização da diversidade humana sempre foram um dos pontos de destaque da Escola. Além da inclusão social e de alunos com necessidades especiais, a VILA sempre abriu suas portas para alunos de diferentes nacionalidades, culturas e religiões.

Atividades

Atividades como música, teatro, artesanato, artes plásticas, expressão corporal e vivências com farmácia viva, horta, animais, pomar, jardim, culinária natural, reciclagem de sucata, etc.

Essas atividades sempre fizeram parte do cotidiano escolar e servem como pano de fundo para a aplicação da grande maioria dos conteúdos curriculares no dia-a-dia do aluno.

Atuação Social

A Escola Vila tem como objetivo principal trabalhar com o aluno os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania, para que ele possa, com suas atitudes, assumir a responsabilidade e o compromisso com a busca de alternativas para a melhoria da qualidade da vida no planeta Terra.

Campanhas

Desde sua formação, a Escola VILA propõe aos alunos, pais e à comunidade, campanhas e manifestações de conscientização política, ambiental, social dentre outras que tangem a preservação da vida no Planeta. Campanhas essas sobre a gravidade e o impacto da energia nuclear, a educação no trânsito, economia solidária, dentre outras que mobilizam a Escola como um todo.

Currículo

O programa curricular da Escola VILA, desde sua fundação, foi ampliado para incluir atividades como música, teatro, artesanato, artes plásticas, trabalho de corpo, desta forma trabalhamos o lado direito do cérebro, as emoções, os sentimentos, o pensar, para que as atitudes não sejam somente com a razão, mas também com o coração.

Incluímos também estudos e vivências com Farmácia Viva, Horta, Fauna, Pomar, Jardim, Saúde e Alimentação, Tecnologias Alternativas e Manutenção. Essas atividades no cotidiano escolar servem para a aplicação da maioria dos conteúdos curriculares no dia-a-dia, do Ensino Infantil ao Fundamental, promovendo assim o aprendizado de forma transdisciplinar, sempre interligado ao fazer, o sentir e o pensar.

Educação Alimentar

A Escola Vila apresenta como filosofia o estímulo a uma alimentação saudável, através da utilização de alimentos in natura, refeições não industrializadas, preparações de fabricação própria, uso do açúcar demerara em substituição ao açúcar refinado e uso da aveia e da farinha de trigo integral. As frutas, os alimentos integrais e as verduras estão presentes nas refeições (lanches, almoço e jantar) dos alunos, promovendo, dessa maneira, um aumento do consumo das fibras, um melhor aporte de vitaminas e minerais, além de estimular o consumo de uma alimentação mais variada.

Na escola Vila os alunos têm a oportunidade de conhecer e vivenciar hábitos de vida mais saudáveis através das refeições, das dinâmicas nutritivas, das atividades recreativas, da avaliação nutricional, dentre outros.

Espaço VILA Cultural

A Escola VILA dispõe de um Espaço Cultural onde compreende um salão para a prática de Yoga, Pilates, Dança, Reuniões e Palestras, contando com dois estúdios musicais, uma sala de massagem, piscina e espaço para aulas de Capoeira, Kung-Fu e Karatê, além da Quadra Poliesportiva e uma cantina com lanches naturais.

Mobilizações

No decorrer das três décadas de história da Escola VILA, várias mobilizações foram feitas em defesa do meio ambiente: pela preservação de rios, lagoas e dunas; em defesa da Amazônia e dos povos indígenas e outros problemas que ameaçavam degradar o ambiente. Essas mobilizações são realizadas através de manifestações, passeatas e abaixo-assinados, os quais foram enviados, por exemplo, para a ONU, pedindo pelos povos indígenas e pelos Cinco Artigos para o Futuro (Campanha de Jacques Cousteau), como também para o Presidente da República, em defesa da Amazônia e pelo Desarmamento. Todas as atividades sempre envolvem os pais e a comunidade, assim a escola manifesta a cidadania criando discussões, seminários

Reciclagem do Lixo

O uso indiscriminado dos nossos recursos naturais é uma das preocupações da nossa Escola. Reciclar é o caminho para que possamos economizar esses recursos.

A Escola VILA orienta toda a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva do lixo, assim os alunos trazem para escola esse material e o transformamos em jogos, brinquedos e fantoches. Com esse material os alunos criam e colocam em prática o seu pensamento, construindo o que desejam. Esse “lixo” é rico em formas, cores e diversidade de materiais, possuindo um grande potencial para desenvolver a criatividade do aluno. Os resíduos sólidos que não aproveitamos são doados aos “Catadores de Lixo” que vendem esse material para as indústrias de reciclagem.

Trabalho Social

O envolvimento com a sociedade é fundamental para o trabalho educativo, pois somente assim o aluno terá a oportunidade e a consciência de perceber que tudo está interligado, que somos parte do todo, eco-responsáveis pelo bem comum.

A Escola VILA há doze anos vem contribuindo de forma voluntária com sua pedagogia em uma escola rural no município de Beberibe, região litorânea do Ceará. Nesses doze anos é de longe notório a mudança sensível nas crianças que participaram e participam desse modelo de educação implantado pela Escola VILA.

.